A valiosa paciência

A valiosa paciência

Exercite a paciência e espere a hora chegar – não se precipite. O tempo é um santo remédio – deixa as feridas se fecharem – deixa os corações amolecerem. Tenha o tempo como um amigo.

Quando estamos angustiados com algum problema que demanda uma decisão complicada, ouvimos sempre uma estratégia que costuma funcionar. Deixe o problema dormir uma noite. Deixe o tempo dar conta de algumas coisas por si só.

No meio da tempestade, a poeira generalizada não permite que enxerguemos o horizonte, e às vezes não sabemos nem por onde começar.

Gretchen Rubin comenta sobre um ensinamento que teve de sua mãe que dizia – vá com calma, especialmente quando está com pressa.

Diz ela, que quando estamos apressados, deixamos de atentar para muita coisa importante que ocorre em torno de nós, que estão bem debaixo do nosso nariz.

Estresse:

Especialmente quando estamos estressados, a nossa mente automaticamente se sintoniza com a sobrevivência. Nem sempre o que percebemos como ameaças, não passam de miragem, falsas percepções. Podemos muito bem estar exagerando na nossa avaliação, fazendo tempestade em copo d’água. Nos irritamos por pouca coisa, e reagimos de maneira desproporcional. Uma pequena e inofensiva ofensa clama por uma agressão descomunal.

Outro ponto, é que a pressa resulta na realidade em uma velocidade menor, pois atropelamos as coisas, quebramos coisas, somos forçados a refazer coisas mal feitas e assim por diante.

Eu mesmo me dou conta que ao ler um texto, preciso me acalmar e fazê-lo pacientemente. Do contrário vou ter que ler várias vezes para entender o que está escrito, o que vai me tomar mais tempo.

Esta é uma recomendação que funciona muito bem para mim: Vá com calma.                                                                                       Rubens Sakay (Beco)

2 Comentários

Elisabete

about 3 anos ago

Amém! Só por hoje, quero cultivar a paciência e ser feliz!

Responder

Dal

about 3 anos ago

E viva a santa paciência coisa Mto difícil nos dias de hj. Boa noite Beco muito obrigado!

Responder

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta