A reputação construída.

Temos que cuidar para construir a nossa reputação, pois leva tempo e muitas boas ações para construir, mas pouquíssimo tempo e uma simples ação desastrosa para destruir.

A imagem de honestidade e seriedade é fruto de uma série de comportamentos. É uma observação acurada que fazemos das pessoas durante um bom tempo.

Quando pensamos em nós mesmos, temos que nos preocupar em construir, conservar e preservar a imagem que cuidadosamente construímos.

Como disse Abraham Lincoln, o seu caráter é como a árvore, e a reputação é como a sombra desta árvore.

A reputação é a sombra:

O caráter é a coisa real, as nossas ações e comportamento, ao passo que a sombra é a imagem que criamos de si mesmo, aquilo que as pessoas percebem e pensam de nós.

Veja a importância das suas ações, pois a reputação não se constrói por si só.

Pense em você como uma marca e imagine o mesmo cuidado, para não destruir o que tem grande valor.

A reputação que construímos ao longo de uma vida pode ser destruída com um único ato desastroso.

Um pote de barro:

Dizem que a reputação é como um pote de barro, e quando provocamos uma trinca, e enchemos o pote de água, todos irão olhar para a trinca para ver se a água vai vazar por ali. Pois o mesmo acontece conosco – aquilo que representou a mácula na nossa reputação é justamente o que as pessoas irão focar daqui para frente. Por esse motivo é que se torna difícil reconstruir uma reputação destruída. Por mais que façamos algo maravilhoso, as pessoas sempre voltarão o olhar para o que você fez de errado.

Pense muitas vezes antes de decidir por uma ação que venha a machucar a sua reputação.

Mas a reputação é construída em pequenos atos do cotidiano, e não raro, as pessoas se descuidam, como estacionar em lugar proibido, jogar lixo em lugar inadequado, burlar os simples mecanismos da sociedade, uma fila, uma regra, um código de acesso.

Seja bom sempre, seja honesto nas relações e autêntico em tudo que faz, pois mesmo involuntariamente estará construindo algo de muito valor.

Pense nas pessoas que você admira, e veja se pode aprender algo sobre uma boa reputação construída.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta