A economia dos favores.

Podemos e devemos ajudar os outros. Quando acontece conosco nos sentimos gratos pela ajuda que recebemos, mas devemos evitar a economia dos favores.

O favor que recebemos e nos coloca em dívida, não é uma ajuda que vem do coração, é a reciprocidade burocrática que temos que evitar, pois isso mina as amizades.

Temos que ajudar sem esperar nada em troca, e essa ajuda, mesmo contemplando reciprocidade, não deve criar obrigações.

A economia de favores soa corrupção, favorecimento, nepotismo e práticas pouco saudáveis, é o toma lá dá cá de sociedades pouco desenvolvidas.

Dano aos relacionamentos:

Praticas como essas degeneram uma sociedade e quando acontecem entre indivíduos, amigos ou familiares, desaquece os relacionamentos. Aquilo que vem do coração acaba entrando no balanço de ganhos e perdas, favores e obrigações.

Embora se enquadre em relacionamentos de interesse, as pessoas acabam se desinteressando por estabelecer profundas quando favores burocráticos acabam se imiscuindo.

Gostamos de pensar em ajudar sem esperar nada em troca, mas isso tem limites.

Quando amigos praticam uma reciprocidade desequilibrada, ou seja, alguém usufruindo de favores sem qualquer contrapartida, acaba estimulando o distanciamento. Ninguém gosta de se sentir lesado, aproveitado, explorado.

Temos que evitar procurar os amigos somente quando necessitamos algum favor.

Não devemos solicitar favores justamente na profissão do amigo ou familiar, afinal é assim que ele ganha o seu sustento.

A verdadeira amizade ajuda sem interesse, mas procura a reciprocidade sem estresse, sem obrigações e cobranças.

Temos que agir de maneira leve especialmente com os amigos e familiares, ninguém deve se sentir obrigado a fazer qualquer coisa e tampouco se sentir devedor.

A reciprocidade positiva fortifica os laços, cultiva a confiança e constrói relacionamentos sadios. Ajudamos e somos ajudados de maneira leve, natural, sem esforço.

R.S. Beco

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked