5 maneiras de agradecer no trabalho

5 maneiras de agradecer no trabalho

Estamos tão compenetrados no trabalho, e às vezes tão estressados que nos esquecemos de utilizar a moeda mais valiosa no ambiente de trabalho, a gratidão.

Temos que aproveitar as boas oportunidades para agradecer, sabendo principalmente que isso nos faz feliz.

Nos acostumamos a agradecer em casa, assim fomos ensinados. Agradecemos na igreja, pois nos parece adequado – mas nos esquecemos de fazer isso onde passamos a maior parte do nosso tempo, no trabalho.

Por incrível que possa parecer, 35% das pessoas pesquisadas pela Templeton acreditam que agradecer favorece a exploração e o abuso por parte das outras pessoas, uma crença totalmente descabida.

O autor Jeremy Adam Smith em artigo no Greater Good aponta cinco maneiras preciosas de fazer uso desse recurso tão desprezado. A gratidão nos torna mais ricos, pessoas melhores, mais saudáveis e mais queridas. E nem precisa economizar, pois quanto mais usamos mais temos para usar.

Discorro sobre os 5 pontos que Smith focaliza:

1-Comece pelo topo

Se você é o chefe, agradeça as pessoas pelo empenho, pela dedicação, pelos resultados. Se você não é chefe, estimule-o a fazer isso, simplesmente praticando você mesmo quando estiver em sua presença. As pessoas precisam ouvir a palavra “obrigado” da boca de seu superior. Tenha por hábito iniciar uma reunião com agradecimentos objetivos e sinceros.

2-Agradeça às pessoas que você nunca agradece.

Alguém que você encontra casualmente e te ajuda em alguma coisa muito singela. Diga obrigado para a pessoa que segura o elevador, te dá passagem, te fornece uma cópia de algo puramente burocrático. Não pense que a pessoa não faz mais que a obrigação – simplesmente agradeça.

3-Faça com qualidade.

É bom utilizar esse recurso largamente, mas nada funciona tão bem quanto utilizar de maneira direta, profundamente relacionada com a pessoa e com a ocasião. Agradeça ao colega que te ensina algo valioso, um outro que te livra de alguma encrenca séria, e a colega que te conforta quando as coisas não vão bem.

4-Permita muitas oportunidades para agradecer.

Quando agradecemos, movimentamos uma corrente virtuosa de colaboração, boa vontade e empenho uns pelos outros. A qualidade do relacionamento é melhorada enormemente. Temos que dar espaço para os agradecimentos e valorizar que assim faz.

5-Especialmente nas crises no local de trabalho

Temos que utilizar a gratidão, pois como diz o especialista Robert Emmons, a gratidão funciona como um fortalecedor do sistema imune que ajuda as pessoas a passar pelos momentos críticos, e todos estamos sujeitos a isso. Pessoas agradecidas são mais resilientes ao estresse e preparadas para transformar os obstáculos em oportunidades.

Acima de tudo, temos que sentir gratidão por tudo que recebemos na vida, as pessoas que cruzam o nosso caminho, as oportunidades que nos são reveladas, e a ajuda Superior que não falta mesmo quando tudo falta.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked