5 maneiras de agradecer no trabalho

5 maneiras de agradecer no trabalho

Estamos tão compenetrados no trabalho, e às vezes tão estressados que nos esquecemos de utilizar a moeda mais valiosa no ambiente de trabalho, a gratidão.

Temos que aproveitar as boas oportunidades para agradecer, sabendo principalmente que isso nos faz feliz.

Nos acostumamos a agradecer em casa, assim fomos ensinados. Agradecemos na igreja, pois nos parece adequado – mas nos esquecemos de fazer isso onde passamos a maior parte do nosso tempo, no trabalho.

Por incrível que possa parecer, 35% das pessoas pesquisadas pela Templeton acreditam que agradecer favorece a exploração e o abuso por parte das outras pessoas, uma crença totalmente descabida.

O autor Jeremy Adam Smith em artigo no Greater Good aponta cinco maneiras preciosas de fazer uso desse recurso tão desprezado. A gratidão nos torna mais ricos, pessoas melhores, mais saudáveis e mais queridas. E nem precisa economizar, pois quanto mais usamos mais temos para usar.

Discorro sobre os 5 pontos que Smith focaliza:

1-Comece pelo topo

Se você é o chefe, agradeça as pessoas pelo empenho, pela dedicação, pelos resultados. Se você não é chefe, estimule-o a fazer isso, simplesmente praticando você mesmo quando estiver em sua presença. As pessoas precisam ouvir a palavra “obrigado” da boca de seu superior. Tenha por hábito iniciar uma reunião com agradecimentos objetivos e sinceros.

2-Agradeça às pessoas que você nunca agradece.

Alguém que você encontra casualmente e te ajuda em alguma coisa muito singela. Diga obrigado para a pessoa que segura o elevador, te dá passagem, te fornece uma cópia de algo puramente burocrático. Não pense que a pessoa não faz mais que a obrigação – simplesmente agradeça.

3-Faça com qualidade.

É bom utilizar esse recurso largamente, mas nada funciona tão bem quanto utilizar de maneira direta, profundamente relacionada com a pessoa e com a ocasião. Agradeça ao colega que te ensina algo valioso, um outro que te livra de alguma encrenca séria, e a colega que te conforta quando as coisas não vão bem.

4-Permita muitas oportunidades para agradecer.

Quando agradecemos, movimentamos uma corrente virtuosa de colaboração, boa vontade e empenho uns pelos outros. A qualidade do relacionamento é melhorada enormemente. Temos que dar espaço para os agradecimentos e valorizar que assim faz.

5-Especialmente nas crises no local de trabalho

Temos que utilizar a gratidão, pois como diz o especialista Robert Emmons, a gratidão funciona como um fortalecedor do sistema imune que ajuda as pessoas a passar pelos momentos críticos, e todos estamos sujeitos a isso. Pessoas agradecidas são mais resilientes ao estresse e preparadas para transformar os obstáculos em oportunidades.

Acima de tudo, temos que sentir gratidão por tudo que recebemos na vida, as pessoas que cruzam o nosso caminho, as oportunidades que nos são reveladas, e a ajuda Superior que não falta mesmo quando tudo falta.

Rubens Sakay (Beco)

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta